segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

semelhanças

as crianças
somente
as andanças
da mente
semelhanças
da gente

2 comentários:

  1. o poema que daria para infinitas palavras ...

    e são tantas as semelhanças....inumeráveis...mas tantas vezes as esquecemos ou gastamo-las envelhecidas pelo tempo ...

    Se há na terra um reino que nos seja familiar e ao mesmo tempo estranho, fechado nos seus limites e simultaneamente sem fronteiras, esse é o reino da infância.
    Esse país inocente, donde se é expulso sempre demasiado cedo, e ao qual, apenas se regressa em momentos privilegiados — a tais regressos chama-se, às vezes, tantas vezes... poesia - meu deslumbre e meu ventre.
    Essa espécie de terra mítica e mística que é habitada por seres de tão grande formosura -as crianças, nas quais os anjos tiveram o seu modelo!
    A sedução e encanto das crianças provém, antes de mais, da sua proximidade com os animais, com a natureza mater , com essa naturalidade, do seu sem medo — a sua relação com o mundo!, mas não o mundo da utilidade, só com o mundo do prazer, mas não do hedonismo ( não confundamos) falo obviamente de um outro prazer. O prazer da alma antes de outro qualquer prazer…o prazer do puro olhar, o sentir sem mais nada, somente pelo sentir. As crianças, não conhecem ainda os dois grandes inimigos da alma, que são, como disse Saint-Exupéry, o dinheiro e a vaidade. Estas puras criaturas, as únicas desde a origem destinadas à imortalidade, são também as mais vulneráveis — elas que têm o peito aberto às maravilhas do mundo, mas estão sem defesa para a bestialidade humana que, apesar de tanta tecnologia de ponta, diminui-se e extingue-se nessa putrefacção do olhar poluído de tudo....

    então sejamos poetas/ crianças de olhar sempre menino
    sempre raiado de encanto...de encanto, de encanto...

    Dimi Éter...não me tomes por louca...sou apenas sonhadora...idealista... de voz incansável...e de acção tb incansável...
    Não tenho outro remédio que não este de SER...Sou...

    ResponderExcluir
  2. Maria Andersen, jamais te tomaria por louca, sou privilegiado em ter nos comentários de meu blog, a tua percepção e teus textos maravilhosos.
    Recomendo a todos a leitura do que escreveu.
    Recomendo a todos também fixarmos os olhos neste problema gravíssimo: trabalho infantil.
    Acorda Brasil!

    ResponderExcluir